RSS

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Mudar wordpress para pasta raiz de maneira prática

O processo para mover WordPress em seu próprio diretório é o seguinte:

  1. Veja qual é o seu diretório padrão, se é /blog, /wp, /wordpress, é o nome que vem depois do site, quando se acessa. (vamos usar /blog nos nossos exemplos).
  2. Entre no sistema (seublog/wp-admin) e vá ao menu Opções.
  3. Na caixa de endereço do blog (URL): altere o endereço para o diretório raiz da URL. Exemplo: http://meublognovo.com (sem o “www”)
  4. Clique em Update Options ou Atualizar Opções.
  5. Saia do Sistema do wordpress! (na verdade pode até ficar, mas prefiro que você saia por uma questão didática)
  6. Copie o index.php e. Htaccess do diretório do blog para o diretório raiz do seu site (no caso eu copiei os dois arquivos do http://www.meublognovo.com/blog para http://www.meublognovo.com/, ou seja, movi da pasta “blog” e joguei na pasta “public_html”). Você pode fazer este passo por gerenciador de arquivos do cPanel, mas eu prefiro por ftp
  7. Hora de editar algumas bobagens. Abra o arquivo index.php em um editor de texto (pode ser o Bloco de Notas mesmo ou um editor html, mas eu prefiro o Bloco de Notas)
  8. Mude a linha que diz:
    require(’./wp-blog-header.php’);
    Para a seguinte, usando o seu nome do diretório antigo, onde estão os arquivos:
    require(’./blog/wp-blog-header.php’);
  9. Entre novamente no sistema. seu dominio/diretorio original do blog /wp-admin/ Note que não há modificação no seu endereço de login no seu wordpress!
  10. Se você tiver configurado Permalinks, vá para o painel Permalinks e atualize sua estrutura de Permalinks. O WordPress iria atualizar automaticamente o seu .Htaccess mas ele não irá ! (eu sei que ee provavelmente vai dizer que atualizou, mas é mentira do wordpress…rs…). Para corrigir este erro mude as permissões chmod do .Htaccess para 444 e mande atualizar novamente a Estrutura dos Permalinks. Como você mudou as permissões do arquivo para 444, o WordPress não pode escrever o seu. Htaccess, ele irá mostrar o código que deve ser colocado, o qual você deve copiar manualmente no .Htaccess (da pasta public_html). Para fazer isso copie ele para seu computador, abra no bloco de notas, apague o que estiver nele, cole o código que o wordpress te deu, salve, e envie novamente o arquivo para a pasta “public_htm” do seu servidor.
  11. Para efeito total adicione um arquivo index.html no seu diretório antigo fazendo redirecionamento para seu site.com.

3 comentários:

Paulo Albanez disse...

Opa! Fiz aqui e "aparentemente" funcionou... ainda fica um frio na barriga... foi muito fácil =) Mas muito obrigado pela matéria! Ah... e pq vc usa blogger se sabe bastante de WP? =) da uma nota no layout lah =)

Gabriel Queiroz disse...

Cara, todas as páginas funcionaram bem, exceto a 'home'.

No meu template havia dois links à pagina principal na página header.php...

Quando clicava ele dizia que não podia achar o index.php na pasta raiz (já que ela estava na verdade na antiga /blog).

O que fazer?

DigitalBat disse...

Então, tive um problema com logins, depois que fiz a mudança parou de funcionar. Consegui resolver colocando o www novamente em "General Settings/Site Address (URL)". Acredito que esse problema tenha haver com a versão, estou usando a 3.4.2

Valeu pelo tutorial, ajudou muito!!