O Google fatura entre 32 milhões e 50 milhões de dólares a cada ano a partir de publicidade usada em sites com URLs parecidas às originais, segundo estimativa feita pelo professor da Harvard Business School, Benjamim Edelman.
O truque, chamado tecnicamente de "typosquatting", faz com que empresas comprem domínios parecidos com o original, com apenas algumas alterações.
Quando o usuário chega ao site por engano, encontrará links da plataforma AdSense que podem ser clicados, o que gerará uma receita tanto para seu administrador como para o Google. O principal perdedor, diz Edelman, é o dono original da marca.
Há outro problema também.
O Google oferece um programa dentro do AdSense especificamente para domínios específicos. O AdSense for Domains torna o Google responsável pelas fraudes? Essa é uma questão de um processo iniciado em junho nos Estados Unidos e que acusa o gigante de busca de infração de marca registrada tenta responder.
Edelman escreveu no McAfee Security Journal, onde é conselheiro, que a companhia descobriu cerca de 80 mil domínios do tipo que exploravam os 2 mil sites mais populares da internet e aponta que grandes empresas, como a Neiman Marcus e a Microsoft, fecharam acordos para não processar os infratores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário