RSS

sábado, 4 de outubro de 2008

Dicas para PDA, Celular, Palmtop e laptop

1. Saiba quando sair

O Windows Mobile não fecha os programas, por isso, você precisa fazê-lo manualmente de vez em quando, quando o handset começar a ficar lento. Abra o Task Manager que está localizado no ícone Start da versão Standard do Windows Mobile 6 e vá em Settings > System Tab > Task manager > Running Programs. Depois, é só clicar em Stop All.

2. Interface mais bonita

Está com inveja da interface bonitona do iPhone? Incremente a de seu Windows Mobile com o programa gratuito PointUI Beta. Além de ser mais atrativo, ele deixa permite que você navegue usando os dedos.

3. Crie arquivo de Word

O Windows Mobile 6 Standard não permite que você crie documentos do Microsoft Word, apenas que você visualize e edite. Então, “engane” o sistema transferindo um arquivo em branco de Word ou Excel de seu PC. Depois de abri-lo no handset, renomeie-o com um nome diferente cada vez que precisar criar um documento novo.

4. Faça um upgrade

Alguns dispositivos para Windows Mobile 5, como AT&T Black Jack, Palm Treo 750 e T-Mobile Dash, podem ser atualizados para Windows Mobile 6. Vá ao site e clique na aba Upgrades para maiores detalhes.

5. Compartilhe seu telefone

Seu Windows Mobile pode ser um bom modem de celular para seu laptop, especialmente se você tiver uma conexão 3G. Procure por “modem tethering” no site e siga as instruções para conexão. Há até um tutorial específico para quem usa Mac OS X.

6. Sincronize o que interessa

Se você é um usuário do Vista, pode pegar a última versão do Windows Mobile Device Center para sincronizar seu handset com o PC. Se você usa o XP, procure no site da Microsoft o ActiveSync 4.5.

7. Saiba para onde ir

Baixe a mais recente versão do Google Maps for Mobile, que fornece mapas de estradas e imagens de satélite, além de vias de mão e contramão (em algumas cidades apenas). Ele funciona até com o GPS embutido em algumas versões do Windows Mobile e do Palm OS.

8. 500 canais e nada pra ver

Para que pagar uma mensalidade de TV móvel? Se você tem o Slingbox (US$ 29,99, nos EUA), pode usar o SlingPlayer Mobile em seu aparelho para ver TV por assinatura ou mesmo gravar programas em DVR com taxa de 30 fps (frames por segundo). Vá ao site para maiores detalhes e confira também uma versão para Palm OS. No Brasil, o Slingbox é oferecido pela TVA.

9. Buscas mais rápidas

Para encontrar qualquer coisa em seu smartphone Palm, pressione Option e Shift/Find para abrir a janela Find. Digite o texto e clique OK para encontrar o que procura mais rapidamente.

10. Menos luz, mais economia

Pressione Option e escolha a opção para colocar o brilho da tela com metade da potência para economizar bateria. Pressione a mesma combinação para voltar o brilho máximo.

11. Aumente a vida útil

Para aumentar a vida útil da bateria, siga os seguintes passos: configue o VersaMail para baixar os e-mails menos freqüentemente; Reduza a luminosidade da tela em Prefs > Power; Desative o Beam > Receive (antena do rádio) se você não está usando; Desative o bluetooth em Prefs > Bluetooth se você também não estiver usando.

12. Caracteres alternativos rapidamente

Se você precisa incluir algum caractere especial, como “á”, por exemplo, digite a letra “A” e a tecla Alt para acessar uma lista de caracteres especiais, como “á”. Isso vale para a maioria das letras que precisam de acento.

13. Corrigindo o estilo

Algumas vezes, pressionamos o ícone de um aplicativo acidentalmente com o estilo. A próxima vez que você abrir o programa, mantenha o estilo pressionado sempre que selecionar algo e altere o estilo desejado.

14. Todo mundo adora smileys

Pressione e segure o botão central do pad enquanto escreve uma mensagem e uma lista de emoticons vai aparecer. Aí, é só escolher.

15. Lista de aplicativos

Pressione e segure o ícone Home para ter acesso à lista dos últimos aplicativos que você usou. Apesar de o Palm OS não ser multitarefa, isso permite que você acesse mais rapidamente os programas que uriliza com freqüência.

16. Domine o “guarda”

O Keyguard, que trava automaticamente o teclado, é muito útil — desde que a tela não escureça quando você está usando o aparelho. Vá ao Prefs > Keyguard e configure o Auto Keyguard para 5 Seconds After Power Off. Isso permite que se abra uma janela para “acordar” o handset novamente antes que o Keyguard trave o teclado.

17. Assista vídeos online

Rode virtualmente qualquer formato de vídeo com o TCPMP 0.72rc1. Trata-se da última versão de um ótimo projeto open-source de media player.

18. Economize no exterior

Se você vai viajar para o exterior, desabilite o serviço EDGE para evitar uma desagradável surpresa em sua conta no final do mês. Vá em Settings > General > Network e desative a função Data Roaming. Durante a viagem, você pode navegar na internet usando normalmente o Wi-Fi em algum hot spot.

19. Digite números mais rápido

Economize tempo ao digitar uma mensagem no iPhone ou no iPod Touch. Se precisa digitar um número ou algum símbolo, por exemplo, use a tecla “123” para escolher o símbolo que deseja incluir. Depois de o símbolo ou número ser incluído no texto, o aparelho volta para o editor de mensagens.

20. Caracteres acentuados

Para acentuar uma letra no iPod ou no iPhone, basta pressionar por alguns segundos a letra em questão e várias opções de acentuação vão surgir em uma janela pop-up.

21. Envie e-mails com foto

Você pode enviar mensagens para outros celulares usando o aplicativo de e-mail do iPod Touch ou do iPhone. Para isso, basta enviar uma mensagem tendo como destinatário um endereço de e-mail que começa com o número do telefone de seu amigo. Por exemplo: 44444444@claro.com.br.

22. Ensine nomes ao iPhone

Preencha a agenda de endereços do iPhone que até o dicionário do aparelho vai ter arquivado nomes e endereços para consulta futura em um texto.

23. Livre-se de e-mails suspeitos

Ainda não há vírus sérios para iPhone, mas você pode sofrer com os e-mails de phishing. Ao se deparar com um link em um e-mail, mantenha o dedo sobre o link e uma janela vai mostrar para qual endereço ele redireciona. Não navegue para esse link se o endereço parecer suspeito.

24. Enfeitando o bicho

Você pode fazer um aplicativo de web parecer um programa real dando a ele um ícone na tela de abertura do iPhone ou do iPod. Escolha um aplicativo de web no site, no próprio Safari do dispositivo e perceba que surgiu um botão “+” no canto da tela. É só clicar em Add to Home Screen.

25. Faça seus próprios ringtones

Quem quer pagar para baixar um ringtone? Ninguém. Então, se você tem um Mac com GarageBand (a partir da versão 4.1.1), você pode transformar qualquer música sem DRM (proteção de direitos autorais) em um ringtone. Arraste o arquivo de áudio para o GarageBand, selecione um trecho de 40 segundos da música, vá ao menu Share e selecione Send Ringtone to iTunes. Quem utiliza Windows, pode usar o programa iPhone Ringtone Maker (US$ 15,00), da Efiko Software, que faz a mesma coisa.

26. Sincronize com múltiplos PCs

Tenha um melhor controle sobre seu iPhone ou iPod desabilitando a sincronização automática. Para isso, basta deixar selecionada a opção Manually Manage Music And Videos que fica na seção Options da tela do iPhone/iPod no iTunes. Dessa forma, você será capaz de colocar músicas e vídeos de diversos computadores diferentes sem a irritante mensagem de “Vamos apagar tudo”.

27. Encaixe os fones

A maioria dos headphones não funcionam no iPhone por causa de sua alavanca de encaixe. Você pode comprar um adaptador da Griffin ou da Shure, mas também pode resolver tudo sozinho. Pegue uma faca bem afiada e apare a borrachinha que fica acima do plug de seu fone de ouvido. Muito cuidado para não atingir o plástico que fica abaixo da borrachinha. Isso deve dar a você um espaço extra para plugar seus fones de ouvido.

28. Ajuste a recepção do sinal

Acredite se quiser, mas você pode melhorar a recepção do sinal do iPhone apenas segurando-o de forma diferente. Tente, por exemplo, segurar o aparelho pelas extremidades, na ponta dos dedos. O segredo é evitar que sua mão cubra a parte de plástico na parte inferior da traseira do aparelho, que contém uma antena. Esse simples movimento pode dar a você um sinal extra para melhorar a recepção do sinal.

29. Converta DVDs para iPods

É possível assistir um DVD comum no iPhone transferindo o conteúdo para o aparelho. Usuários de PC podem utilizar dois produtos gratuitos, o DVD43 e o HandBrake. Já os usuários de Mac podem usar o HandBrake e podem também precisar do MacTheRipper para extrair os arquivos do DVD.



30. Seque o telefone com arroz

Se seu celular caiu na água, não entre em desespero. Primeiro tire a bateria e, em seguida, coloque o aparelho num receptáculo coberto com arroz branco cru e seco (foto acima). Deixe o aparelho lá a noite inteira, pois o arroz drena a água do celular.

31. Livre-se dos fones antigos

Não deixe seu celular antigo jogado numa gaveta. Você pode reciclá-lo e doá-lo para entidades especializadas em reciclagem. O site dá dicas (em inglês) para você apagar todas as suas informações pessoais do aparelho antes de doá-lo ou reciclá-lo.

32. Resgate de fotos do celular

Você tem fotos “presas” ao celular, sem conseguir transferi-las para um computador? Compre um memory card e um leitor de cartão para PC. Vá à galeria de fotos de seu celular e transfira suas fotos para o cartão. Depois, é só colocar o cartão no leitor de memory card do PC e lá estarão suas fotos. Você também pode enviar uma a uma por e-mail, direto do celular, mas essa é uma solução que pode acabar saindo mais cara, dependendo da cobrança de taxas de sua operadora.

33. Problemas de recepção

Atualizando a lista de torres de recepção de seu celular de padrão CDMA, você pode ter uma maior cobertura de recepção de sinal. Consulte sua operadora para saber como fazê-lo diretamente através de seu celular. Essa simples atualização pode melhorar a recepção do sinal de um aparelho CDMA.

34. Carregamento de emergência

Em uma situação inesperada, você pode precisar recarregar a bateria, mas não está com o cabo apropriado em mãos. Se seu celular carrega através de uma saída USB, você pode fazê-lo plugando-o a um computador com um cabo com saída mini-USB, que custa em média R$ 20 em qualquer loja de eletrônicos. No caso de celulares da Motorola, será necessário baixar um drive.

35. Sincronize o celular com o PC

Sincronizar sua agenda de endereços e de compromissos do celular e do PC pode ser extremamente útil, mas varia muito de acordo com cada modelo. Aparelhos da Nokia e da Sony Ericsson vêm com bons softwares gratuitos de sincronização. Já para aparelhos de outros fabricantes, é interessante fazer uma busca no projeto BitPim, que oferece todo tipo de software para aparelhos CDMA. Há diversas opções para sincronização.

36. Amplificação do sinal

Há diversas soluções para resolver uma recepção de sinal fraca. Antes de tentar alguma coisa, certifique-se de não estar cobrindo a antena do aparelho com seus dedos. Se não for esse o caso, há aplicativos que amplificam o sinal, como o ARC Wireless Freedom Antenna, que custa cerca de US$ 32 (nos EUA). Em casos mais radicais de problema de sinal, o jeito é partir para uma solução mais cara, como o Wi-Ex zBoost, que custa cerca de US$ 300 e consegue colocar sinal até onde ele parece não existir.

37. Mensageiro instantâneo

Não tem um mensageiro instantâneo no seu celular? Então corra e baixe um mensageiro instantâneo do Google ou Yahoo! e instale o seu gratuitamente. Lá você encontra também outros aplicativos para celulares.

38. Segurança em uma VPN

Se você tem uma VPN (“rede virtual privada”, em inglês), use-a, especialmente se estiver em um hot spot de Wi-Fi público. É mais seguro do que depender apenas do seu firewall ou da benevolência de estranhos. Se você não tem VPN, use o JiWire HotSpot Helper para conseguir um.

39. Livre-se dos excessos

Desabilite sua antena de rádio Wi-Fi se não a estiver usando, para economizar bateria. Feche também qualquer programa que não esteja sendo usado. Você não tem idéia de como ações simples como essas economizam muita bateria.

40. Mais economia

Quer assistir a um filme enquanto está em um avião? Carregue o filme em um pen drive ou em um HD externo portátil. Assistir a um filme sem usar o disco de DVD economiza muita bateria.

41. Sem sistema inchado

Quando seu laptop começa a ficar velho e lento, considere fazer uma limpeza completa de seu inchado sistema operacional. Se você vai usar seu laptop apenas para acessar a internet e responder e-mails, uma versão light de alguma distribuição Linux é tudo que você precisa.

42. Mais velocidade

Trocar o sistema operacional pode deixar seu laptop mais leve, sim, mas há outros modos menos radicais de ganhar velocidade. Colocar mais RAM no laptop sempre agiliza o trabalho, mas também pode ser bem efetivo ir ao painel de controle e remover todos os programas que não são absolutamente essenciais. E depois não esqueça de desfragmentar o disco.

43. Uma capa pro notebook

Uma capa pode proteger seu laptop de arranhados dos solavancos e choques dentro de uma mochila. Para uma melhor proteção, utilize uma capa feita especificamente para o modelo de sue laptop, pois quanto melhor o encaixe, melhor será a proteção.

44. Área de trabalho dupla

Aproveite as muitas vantagens de uma área de trabalho dupla conectando um segundo monitor ao seu laptop. Clique com o botão direito do mouse e na aba Properties, escolha Settings e especifique os dois monitores como Attached.

45. Privacidade máxima

Proteja-se de curiosos quando abrir seu laptop dentro de um avião. Use um filtro de tela como o Notebook Privacy Computer Filter, da 3M (custa cerca de US$ 40), que não altera nada no monitor para quem está em frente dele, mas o xereta da poltrona ao lado vai ver apenas uma tela preta.

46. Menos luz, por favor

Reduza a luminosidade do monitor de seu laptop em cerca de 20% e dêum fôlego redobrado à bateria. Entre em Browse Power Options no Control Panels e selecione outros modos de economia de energia.

47. Roteadores em cima

Um roteador wireless com um ponto de acesso integrado (AP) deve ser colocado na posição mais central da casa ou do escritório para uma melhor distribuição do sinal. Coloque no local mais alto, mesmo que seja no alto de uma parede, e jamais deixe o roteador em lugares inferiores, como devaixo de uma mesa.

48. Evite rebatidas de sinal

Objetos metálicos como grandes armários de arquivos ou grossas paredes de cimento podem causar interferência nos sinais de uma rede sem fio. Tente então manter seu roteador sempre longe deles. Mover o roteador alguns centímetros para escapar desses objetos pode melhorar muito o sinal.

49. Conflitos de Wi-Fi

Certifique-se de que os canais em uma rede 802.11b/g estão configurados para 1, 6 ou 11 (confira no manual do aparelho qual a melhor configuração). Evite canais que se sobrepõem a outras redes Wi-Fi, pois isso pode causar interferência no sinal.

50. Upgrade de segurança

Se você está preocupado com a segurança mas ainda usa um WEP (Wired Equivalent Privacy) para criptografia, é melhor mudar o sistema imediatamente. O WEP pode ser facilmente quebrado por qualquer pessoas com tempo livre e as ferramentas certas. O melhor é fazer um upgrade do software, do firmware e até do hardware, caso seja necessário, e mudar para um WPA2 (Wi-Fi Protected Acess 2). Configure uma senha longa e complicada para tornar seu sistema virtualmente impenetrável.

51. Mescle IPs estáticos e dinâmicos

É uma boa política misturar endereços de DHCP (IPs dinâmicos) com IPs estáticos para seu computador. Mantenha um número limitado de IPs dinâmicos para os convidados.

52. Evite configuração via CD

Muitos fornecedores oferecem um CD para acessar as funcionalidades do roteador. Você não precisa disso. Se você souber qual seu endereço de IP, tipicamente algo como 192.168.1.1, tudo que precisa fazer é digitá-lo em seu navegador para ter o endereço do roteador. Os controles do aparelho baseados na rede estarão a sua disposição assim que você fornecer seu nome de usuário e sua senha.

53. Bloqueio no firewall

Se dois computadores não conseguem se conectar um ao outro através de uma rede, para compartilhar uma impressora, por exemplo, desative temporariamente qualquer firewall que você esteja usando. Se a conexão se normalizar, você já sabe a origem do problema. Entre com o endereço de IP da rede para cada firewall para ter o acesso normalizado.

54. Use um IP de reserva

Usar o DHCP significa que seu computador pode mudar de IP todo dia. Você pode evitar isso usando um IP estático, mas também pode usar reservas de DHCP, que é disponibilizado em roteadores mais novos. Essa funcionalidade especifica um endereço único de MAC (Media Access Control, o endereço do hardware) de um adaptador de rede, por isso, um IP nunca muda, ainda que ele seja dinâmico.

55. Descubra seu endereço de MAC

Você pode descobrir seu endereço de MAC (que também é chamado de “endereço físico”) e do IP (estático ou dinâmico) digitando ipconfig/all no Prompt de comando do Windows.

56. Evite competição com 2.4 GHz

As interferências podem vir de diversas fontes que usam o mesmo espectro de rádio. O 802.11b/g usa a freqüência 2.4 GHz, que é a mesma de muitos telefones sem fio e até mesmo de fornos microondas. Se seu acesso à internet cai quando você vai esquentar a pizza do dia anterior no microondas, tire o laptop da cozinha. Se for (financeiramente) possível, adquira um roteador 802.11n com suporte às freqüências de 5 e 2.4 GHz. E guarde a de 5 GHz para suas conexões mais importantes.

57. Funcionalidades extras do DNS

Os servidores DNS utilizam seqüências de números que podem ser transformadas em uma URL fácil de memorizar. O OpenDNS substitui o DNS padrão, acelerando as solicitações de conexão e oferecendo funcionalidades extras, como filtros contra phishing.

58. Monitore a rede do Mac OS X

Se você usa Macintosh e quer monitorar constantemente sua rede e todas as estatísticas de seu computador, como uso de memória RAM ou do hard disk, vá ao diretório de programas (Applications) e busque pelo aplicativo Activity Monitor na pasta Utilities. Coloque no Dock para acessá-lo mais rapidamente e poder ver um gráfico completo sobre todas as atividades do computador na rede.

59. Crie contas separadas

Se você divide o computador com mais alguém, procure criar uma conta diferente para cada pessoa. Você pode fazê-lo através do Painel de Controle do XP e do Vista ou no System Preferences do Mac OS X. Tome cuidado para não deixar permissões de administrador para crianças e instale filtros para acesso à rede sem fio e internet.

60. Identifique interferências

Se você suspeita de alguma interferência — por exemplo, se sua conexão super-rápida está excessivamente lenta —, veja se seu laptop identifica alguma outra rede que não seja a sua. Alguém da vizinhança pode ter uma rede no mesmo canal, por isso, pergunte aos vizinhos que canal eles estão usando e mude a sua se necessário.

Nenhum comentário: