RSS

sábado, 15 de novembro de 2008

Entrevista com o criador do Wordpress - Ele diz que a versão WordPress 2.7 será lançada em breve

Entrevista com o criador do WordPress

Tecnologia: Na sua apresentação, você disse sobre filosofia do Wordpress. Qual é essa filosofia?
Matt Mullenweg: A filosofia é "em primeiro lugar, os usuários". Isso quer dizer que o software tem que ser imperceptível. O que você tem que fazer é focar no que você vai escrever, você quer ter foco nas coisas que realmente importam, não sobre software.

Em que país há o maior número de blogs do WordPress?
Mullenweg: Nós dividimos os blogs por idioma, não por país. Então, o primeiro é inglês; o segundo, espanhol; o terceiro, indonésio; o quarto é português do Brasil; e em quinto lugar está o francês, eu acho.

Que tipos de blogs são mais populares?
Mullenweg: Eu tenho a impressão que os blogs mais populares são de humor, como charges, política e fofoca.

Você concorda que os blogs podem substituir jornais e revistas?
Mullenweg: Não. Eu penso que um complementa o outro. Você precisa de blogs e das mídias tradicionais. São duas faces da mesma moeda. Há coisas que blogs fazem e há coisas que jornais fazem e que não podem ser substituídas pelos blogs.

Qual a sua opinião sobre blogs da mídia tradicional, como CNET e New York Times. Eles possuem o mesmo tipo de conteúdo que um jornal, um site de notícias?
Mullenweg: Toda organização tradicional oferece o mesmo conteúdo em um novo formato, o que não é uma coisa ruim necessariamente.
Eu adoro blogs oficiais de algumas companhias dos EUA. Há blogs fantásticos feitos por empresas, como o do Peanuts. É muito legal, e isso faz com que a empresa fique mais humana.

Quais blogs você lê com freqüência?
Mullenweg: Meu favorito é o gigaom.com, sobre tecnologia e negócios.

E blogs pessoais? Você lê algum?
Mullenweg: Meu blog pessoal favorito provavelmente é o do Philip Greenspun . Ele é um professor do MIT aposentado, que fala de vida, política. Ele escreve muito bem.

Em um futuro próximo, as pessoas vão blogar mais a partir de computadores ou a partir de celulares?
Mullenweg: A partir de celulares.

Por que?
Mullenweg: Eu acho que, para blogar, ainda é difícil usando telefones celulares, porque os teclados completos têm teclas muito pequenas. Mas se você tira uma foto, é fácil postar diretamente a partir do telefone celular. Então, eu acho que para cada dispositivo haverá um tipo diferente de blogar.
O que é necessário para melhorar o conteúdo dos blogs atualmente, em sua opinião?
Mullenweg: Eu acho que ajuda se você escrever bem. Se tiver amor pela linguagem e paixão pelo objeto sobre o qual você escreve e escrever de forma simples, você estará respeitando os leitores.

Atualmente, você tem grandes veículos de comunicação como clientes, como a "CNET", o "The New York Times" e outros. Como eles conheceram o WordPress?
Mullenweg: Eu acho que eles conheceram o WordPress para fazer seus blogs pessoais e depois trouxeram para as empresas em que trabalhavam.

Nós realmente não temos nenhum esforço de divulgação. Não temos anúncios... Então, muitos escutam falar do WordPress porque estão lendo blogs que gostam e perguntam: "Ah, o que você usa?" "WordPress". E é a mesma coisa entre as empresas. Eles perguntam: "O que o 'The New York Times' usa?" "Wordpress".

O que você pensa sobre a importância de blogs em países que têm censura?
Mullenweg: É muito importante, porque quase sempre é o único canal que as pessoas têm para falar livremente.

Você conhece algum caso que você lembre desse tipo de blogs que tenha marcado?
Mullenweg: Por exemplo, o Wordpress foi bloqueado na Turquia, Líbia, China, e em alguns outros países que censuram blogs. Esses são alguns exemplos de países em que a liberdade de expressão não é como deveria. [Ele lembra também do caso do vídeo da modelo Daniela Cicarelli, em janeiro do ano passado no Brasil]
Por que você faz tantos blogs? Eu encontrei outros blogs seus além do ma.tt.
Mullenweg: Eu apenas testo ferramentas diferentes. Então, tenho o Matt.Wordpress.com, ma.tt, meu fotoblog pessoal.. Porque? Eu gosto de blogar (risos).

Mas, atualmente, você escreve em quantos blogs?
Mullenweg: Ma.tt é o principal, mas eu também posto no Wordpress.com, Wordpress.org, matt.wordpress.com, blog.pingomatic.com e akismet.com.

Você tem planos de abrir uma subsidiária em outro país?
Mullenweg: Nós temos um escritório na Irlanda e estamos pensando em outras opções.

tem alguma intenção de lançar um concorrente para o Twitter?
Mullenweg: Não.

Qual é o valor do Wordpress no mercado atualmente?
Mullenweg: O valor do Wordpress são as pessoas.

Não foi essa a pergunta...
Mullenweg: Mas é a minha resposta. (risos) É a comunidade, a colaboração social

Mas não há um valor financeiro, em dólar?
Mullenweg: Não tem preço (risos)
E você tem alguma intenção de vender o Wordpress, no futuro, para uma grande empresa?
Mullenweg: Não.

Você já recebeu alguma proposta de compra do Wordpress?
Mullenweg: Sim.

De quem?
Mullenweg: Não vou falar.(risos)

Nenhum comentário: