RSS

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pragas virtuais ultrapassam marca de 11 milhões

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (23) pela empresa de segurança Sophos afirma que o número de códigos maliciosos existentes já ultrapassa os 11 milhões – a conclusão tem como base uma pesquisa concluída em junho deste ano. A companhia diz receber, diariamente, 20 mil amostras de programas suspeitos, ou um a cada quatro segundos.


“Muitas das pragas existentes são cavalos de Tróia, desenvolvidos para roubar informações discretamente dos usuários de computador ou comprometer suas máquinas, para poder controlá-las”, diz o relatório.

O relatório também indica que a quantidade de e-mails maliciosos -- aqueles que carregam anexos com vírus -- vem caindo: foi de uma em cada 332 mensagens no primeiro semestre de 2007 para um em cada 2,5 mil no mesmo período de 2008.

A redução foi registrada porque, em vez de enviar esses códigos maliciosos, os hackers passaram a infectar sites vulneráveis -- entre eles, estão muitas páginas de grandes empresas. De todos os endereços que apresentam riscos, 90% são legítimos (ou seja: não foram criados especialmente para golpes).

Em média, a empresa de segurança detecta 16,1 mil sites infectados por dia, ou um a cada cinco segundos. “Essa velocidade é três vezes mais rápida do que aquela identificada em 2007”, diz o comunicado. Para fazer com que os internautas acessem essas páginas, os golpistas divulgam na web ou sugerem em e-mails esses endereços.

Nenhum comentário: