RSS

terça-feira, 13 de maio de 2008

Qual é a diferença entre um HUB em um Switch

O Hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede. Basicamente ele faz o trabalho de receber dados de um computador e enviar para os demais computadores da rede, mas é como se ele tivesse só uma porta de entrada de dados, ou seja, só é permitido a entrada de dados de um computador, se o outro quiser enviar aos mesmo tempo não é possível. Mas depois dos dados anteriores terem sidos distribuídos a "porta" é liberada.

Há hubs de 8 a 32 portas e estes são feitos de forma que se algum computador sair da rede a rede continua ligada, são mais usados para poucos computadores, geralmente uso residencial ou pequenas redes.

Switch é um pouco parecido, mas há uma grande diferença, que os dados enviados a um computador só será passado ao computador de destino, é tipo um remetente e um destinatário único, assim os outros computadores não terão acesso aos dados. Assim a rede fica mais rápida, pois não são ocupadas portas sem necessidade. A quantidade de computadores ligados neste aparelho é igual ao do hub.

Resumindo:

HUB

1. Só permite uma porta aberta para enviar dados;
2. Todos os computadores recebem os dados enviados;
3. É usado para pequenas redes;
4. Está em desuso.

Switch

1. Permite só que um PC receba os dados, não espalhando para os demais;
2. Pode ser usado em redes maiores;
3. Existe um switch-hub, que é um switch mais econômico;
4. Torna a rede mais rápida.

Cabe agora você escolher o aparelho que mais se enquadra as suas necessidades.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Amigo, esta postagens é copiada. Faça você mesmo a sua postagens e deixe as dos outros. Para conferirem as postagens no verdadeiro autor:

http://infodiscovery.blogspot.com