RSS

terça-feira, 13 de maio de 2008

Informações sobre aterramento

Para o seu computador está funcionado protegido de qualquer descarga elétrica e para que estas descargas não danifiquem o computador é essencial um aterramento bem feito. É um recurso que às vezes passa despercebido, mas é de extrema importância para o PC.

Esses materiais ditos abaixo podem ser encontrados em qualquer loja de material de construção.


O que são descargas eletrostática?
Com o funcionamento do aparelho, este vai acumulando uma energia que se perde do sistema e esta energia chega a um ponto que pode descarregar, originando um choque, que é a passagem de corrente elétrica.

Para que serve o aterramento?
O aterramento serve para canalizar toda descarga de um aparelho elétrico para a terra. Por exemplo, seu computador ou outro aparelho dá uma descarga de energia, se não estiver aterrado então esta energia ficaria no aparelho e causaria problemas, mas estando aterrado esta energia vai toda para a terra(chão). O aterramento também serve para previnir choques elétricos.
No caso do computador é bom ter um aterramento só para ele, pois é uma máquina mais sensível e qualquer descarga estática pode danificá-lo.
O aterramento deve ser feito com um varão banhado de cobre, de aproximadamente 3m e enterrado no chão com a parte mais pontuda enterrada. Para ligar o fio do aterramento, deve-se comprar uma presilha e colocar no varão junto ao fio. É importante você ligar o fio terra do computador direto ao aterramento, sem colocar mais nenhum outro eletrodoméstico neste aterramento, só o computador.
Não há problema se o terreno está molhado ou não, o que importa é está bem aterrado como foi explicado anteriormente.

Nenhum comentário: